VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO - FÁTIMA (a pé)

02 de Maio de 2010 - Peregrinação a Pé - Vila Real de Santo António / Fátima

Faz um Ano que parti em peregrinação a pé, desde Vila Real de Santo António , cidade situada a nascente do Sotavento Algarvio, até ao Santuário de Fátima.
Quero partilhar convosco o testemunho da minha caminhada e experiência de Fé.

 Qual o Segredo??                         Sermos capazes de acreditar em nós próprios...

Quantas vezes sentimos necessidade de fazer algo mais em nossas vidas e não nos decidimos?
Quantas vezes queremos ser capazes de arriscar mais e acabamos por colocar limitações?
Quantas vezes queremos parar o tempo para irmos em busca de nós próprios, mas somos incapazes de travá-lo?
Quantas vezes procuramos um sentido para as nossas vidas, mas não somos determinantes em acreditar em nós e nas nossas capacidades?

Por vezes mostramos uma imensa vontade e necessidade dessa viagem de procura de nós próprios, de preenchimento no vazio das nossas vidas, mas não conseguimos arranjar a coragem e determinação para o fazermos. Adiamos durante muito tempo, simplesmente por nos deixarmos absorver por uma rotina no dia a dia, colocando limitações em nós próprios que na realidade não existem. Foi o que aconteceu comigo.

Passei imenso tempo com a vontade de fazer esta caminhada, mas arranjava sempre justificação para não a fazer. A justificação mais frequente a que chamamos "falta de tempo". Obviamente que quando nos determinamos a fazer, ela acontece. E o resultado é único. A experiência torna-se inesquecível.

Chegado o dia 01 de Maio, depois da minha vida pessoal ter dado a maior volta nunca imaginavel, estava totalmente decidido a partir, em busca de mim próprio, ao encontro com Deus, colocando-me à prova em todas as situações possíveis, testando todas as limitações que inevitavelmente colocamos, não esquecendo os enormes riscos que se correm quando se decide fazer 477 Km a pé, com uma mochila de 15 kg e sozinho pela estrada.

Porém a partida foi adiada para dia 2 de Maio. Inesperadamente, faleceu uma das minhas avós no dia 30 de Abril e seu funeral foi realizado no dia 1 de Maio. Ela já se encontrava muito doente e eu tinha organizado fazer-lhe visita no dia 1 de Maio, antes da minha partida. Não chegou a acontecer a visita, mas levei-a no meu pensamento, no meu coração e na minha oração.
A partida foi então no dia 2 de Maio pelas 06h13m, enquanto a cidade real estava ainda silênciosa e adormecida.

Começa a partida para a longa caminhada...

Antes do Nascer do sol, despeço-me da Família e parto para uma caminhada que iria ser demasiado longa.

Estava uma manhã com brisa fresca e com um vento suave. Iniciava assim o desafio, a caminhada da minha vida, a peregrinação que de muitos passos que iria dar, um grande passo na minha vida iria atingir.

Ansioso pela partida e ao mesmo tempo receoso e consciente da dureza desta caminhada.




Surge um dos momentos mais maravilhosos da natureza, com o perfume único e próprio das manhas.

Um nascer do sol maravilhoso.





Partilha de imagens que falam por si...
Estradas sem fim aparente. Estradas que para quem está habituado a fazer de carro, poderá levar 20 minutos para chegar ao fim da recta. A pé, são perto de 3 horas de caminhada.


Pensei:  "Que belo local para sentar e comer..."







A chegada a Fátima
A mochila do Peregrino Algarvio


O Peregrino Algarvio na chegada a Fátima

Toda esta caminhada de vida, colocou-me à prova em todas as situações possíveis. É necessário um auto-controlo físico, emocional e psicológico. Encontrei o que buscava. Levei comigo a minha Família e meus amigos, que não se cansaram de enviar mensagens de apoio.

Sozinho(a) na estrada e após três horas sem ver uma única casa, como te sentirias?

No quarto dia de caminhada, no meio de campo alentejano, onde se contava 5 carros em 3 horas de caminhada... Tentaram-me assaltar...     Qual seria tua reacção dai para diante?

Depois de caminhar um dia (perto de doze horas) à chuva com enorme intensidade, de tal forma que lançando o olhar para a frente...  não se via nada...  e partindo no dia seguinte com a roupa molhada... o que poderias pensar? Seguir ou parar?

Depois de uma lesão no tornozelo, levar três horas para fazer dez kilometros restantes desse mesmo dia... a um passo lento (meio passo de bébé como lhe chamei)... e não conseguir colocar o pé no chão para poder ir jantar...   onde ias buscar a força?

Percorrer 18 km no meio da floresta, a anoitecer, com previsão de chuva (e aconteceu), após 55 km já caminhados, sem saber se estava no caminho certo...   O que fazias?

Ninguém disse que iria ser facil... Mas tudo se consegue...  

E foi a maior experiência e única da minha Vida...


Existiram imensas histórias vividas ao longo deste enorme caminho de 477km durante 10 dias. Existiram momentos em que chorei, em que sorri, em que tive que saber ultrapassar as dificuldades sozinho, tanto físicas como emocionais, em que partilhei, em que me emocionei, em que transmiti força e inspiração, em que rezei. Momentos de profundo encontro com Deus e comigo, através da oração.

Senti-me guiado e protegido, desde o primeiro minuto até ao último.
Primeiro dia estava um vento a soprar contra mim, que fazia a mochila de 15kg, parecer que pesava 30kg. Forte e soprando contra o sentido em que caminhava. O sol sempre intenso mas não se sentia o calor. No entanto ganhei um 'escaldão', mas só deu para aperceber-me quando a água do banho tocou no corpo. Até a água fazia doer.

O alentejo foi um dos sitios mais dificéis pela gestão de água e comida. Caminhei cerca de 30km sem uma única casa. Sem saber se iria encontrar sitio para comer, dormir ou pelo menos encontrar água. 3h30m a caminhar por uma estrada em linha recta, parecendo não ter fim. Existem espaços enormes sem se ver ninguém.

No caminho, encontrei oferta de trabalho, tentativa de ajuda para levar minha mochila (imensas vezes), oferta de jantar, disponibilidade de acolhimento para pernoitar, um grupo de Beja que se tornou um verdadeiro grupo de Amigos, um grupo de Évora e um grupo de Vialonga onde caminhavam três pessoas amigas da minha terra. Foi um encontro emocionante porque elas sabiam que estava um peregrino do Algarve no caminho mas não sabiam que era eu. E eu nunca esperei encontra-las no grupo que saiu de Vialonga / Lisboa. Para mim era o 10º dia de caminhada.
Fui valorizado por quem me conheceu em cinco minutos, pela coragem e determinação. Pela força e Fé.

Cuba do Alentejo, um senhor já de idade, disse-me: "Se me contassem que vinha alguém a pé do Algarve não acreditava. Acredito porque está à minha frente."

Existem muitas outras (e tantas) histórias. Que um dia partilharei...


Se temos Fé, não há que temer. Tudo é possível. Não existem limitações.

Só depende de ti partires à busca do que preenche o teu vazio... à busca do sentido na tua vida... à busca de ti próprio... ao encontro com Deus, para poderes estar apenas tu e Ele, numa conversa muito pessoal.  

A Fé transporta-nos além de todas a limitações que criamos...

Por vezes temos que ser capazes de dizer...    Pára um Momento...


477km percorridos



Vila Real de Santo António - Alcoutim - Mértola - Beja - Cuba - Viana do Alentejo - Évora - Monte-mor o novo - Coruche - Almerim - Fátima   

(02 a 11 de Maio de 2010)

Deixa um comentário...
(...mas assina nome...)

Comentários